Quantos padrinhos convidar?




Os noivos sempre ficam na dúvida sobre quantos padrinhos convidar, qual a quantidade ideal. Sabemos que os padrinhos são pessoas escolhidas a dedo pelos noivos, são pessoas próximas e que muitas vezes conhecem toda a história do casal e também o seu dia-a-dia. São pessoas que gostamos e que queremos sempre ao nosso lado. 

Antes de definir a quantidade de padrinhos é preciso observar o local escolhido onde será realizado a cerimônia. Verificar qual o tamanho do altar, pois fica impossível colocar 10 padrinhos onde só cabem 4.






Não existe uma regra de etiqueta que defina a quantidade ideal de padrinhos, porém bom senso é imprescindível. Por exemplo: 05 padrinhos de cada lado é uma quantidade excelente, mas lembre-se sempre de observar qual a capacidade do local escolhido por vocês. 

Algumas noivas ainda optam por deixar as madrinhas sentadas e nesse caso as cadeiras ocupam ainda mais espaço. 

Dicas de assessora:

1) um altar com muitos padrinhos, além de ficar deselegante também faz com que eles tenham que ficar espremidos é isso não é legal.

Sabemos que a vontade é de convidar todo mundo (e sempre aparece uma outra pessoa), porém procurem dar prioridade e convidar as pessoas que: 

- conhecem você e o noivo
- conhecem a história de vocês 
- tem contato frequente com vocês 

2) Não se deixem influenciar - é comum os casais de noivos sofrerem interferência de familiares no momento de definir os padrinhos, mas já parou pra pensar: você opta por agradar a sua mãe e escolher aquele casal de amigos deles para padrinhos (com quem você não tem o menor contato), vai adiantar agradar aos pais e vocês ficarem contrariados? - Explique ao seu familiar que neste momento especial, você tinha pensado em convidar outra pessoa que também é muito importante pra você.

3) Como convidar ? - Os padrinhos são convidados de destaque no casamento e merecem sim receber todo um cuidado especial. Já é possivel encontrar no mercado várias opções de convites especiais para os padrinhos e o cuidado já começa no texto do convite, com dizeres especiais e também, alguns convites vem acompanhados de lembrancinhas. É uma regra? não, e sim um carinho para com aquela pessoa que reservou aquele dia para estar com vocês e se prepararam pra isso com trajes, penteado e maquiagens. Essa lembrancinha pode ser entregue junto ao convite ou no dia do casamento, na recepção. O convite deverá ser entregue aos padrinhos com antecedência de 05 a 07 meses, para que estes possam se planejar para o seu grande dia. 

4) Pode separar casais? - Neste caso, se for um casal de namorados que iniciaram o namoro recentemente sim, mas em caso de marido e esposa jamais.

5) Expectativa com as madrinhas - a noiva escolhe as madrinhas e tem a expectativa de que receberá muita ajuda por parte delas, tenha calma, pois isso pode não acontecer como você espera. Por isso recomendamos: observem e pensem bem antes de definir os padrinhos, priorize as pessoas que consideram vocês.... a noiva vai esperar ajuda para organizar o chá de cozinha ou vai esperar um chá de cozinha surpresa e vai ficar na mão e se sentir "rejeitada" quando perceber que as madrinhas escolhidas não estão pensando em fazer nada. E principalmente, converse com elas sobre as suas ideias (poir isso escolhas pessoas proximas a você) para que possam te dizer se podem te ajudar ou não. 

6) Separem um dia e marquem um encontro com todos os padrinhos, pode ser na casa de vocês ou no restaurante preferido, dessa forma irá quebrar o gelo proporcionando um momento em que os padrinhos irão se conhecer, principalmente para aqueles casos em que o padrinho e a madrinha não são um casal e também aproveitem para conversar sobre como esta os preparativos do casamento. 

E vocês, quantos padrinhos irão ter? 

Beijo 
Paula 
 

Planejare Assessoria e Cerimonial - por Paula Venturin ©Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Onze Web.